Parindo com as Lobas
Thatiane Menendez
CUIDADOS TRADICIONAIS DE PÓS-PARTO TAILANDÊS
Segundo as tradições orientais, o pós-parto é uma Janela da Alma, um período de abertura e sensibilidade para cura, onde a mulher recebe cuidados especiais para que possa viver sua transformação. O resguardo é um período de repouso do corpo e da alma, para integrar as experiências vividas no rito de passagem do parto.
Na Tailândia, o pós-parto é considerado quase que mais importante que o pré-natal e o parto em si, pois essa janela de abertura, trás também uma fragilidade e tudo aquilo que é vivido durante o resguardo, permanece como fragilidade no corpo e na alma.
Eu, como parteira tradicional e iniciada nos cuidados tradicionais tailandeses de pós-parto, ofereço esse atendimento especial e transformador para as mulheres que desejam vivenciar o puerpério segundo a tradição milenar tailandesa.
Aprendi esta técnica quando morava no norte da tailândia, com uma parteira tradicional chamada Homgprang.
O Yu fa com massagem de útero é uma técnica ancestral, do norte da Tailândia, realizada pelas parteiras tradicionais, para recuperação do corpo físico e energético no pós-parto e suporte para a transição como mãe. Seus princípios são: repouso, calor, nutrição, massagem e escuta.
Este trabalho é ideal para qualquer momento dentro dos 40 dias de resguardo e quarto trimentre.
Toda mulher que deu à luz (vaginalmente ou por cirurgia) ou que passou por um aborto, está no "pós-parto", que significa literalmente após o nascimento. Assim, meus serviços são adequados para mulheres em qualquer situação de pós-parto e independente de quanto tempo.